27 June 2006

Clarissa Tossin - designer

Trajetória profissional reflete abrangência do design contemporâneo.

A trajetória da designer gráfica Clarissa Tossin é representativa das mudanças em curso nessa área. Além de novas ferramentas criativas, a era do entretenimento digital ampliou o campo de aplicação de peças visuais, estáticas ou em movimento. A concepção de ilustrações permeia trabalhos de variadas naturezas, de editoriais e publicitários até a arte digital, o que coloca a atividade no centro das discussões.

Ilustração é, antes de mais nada, estilo, exercício de linguagem”, define a designer Clarissa Tossin. Formada em 2000 pela Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, ela foi um dos destaques da Bienal Letras Latinas 2004, evento relacionado à tipografia.

No mesmo ano, participou pela segunda vez do Resfest, festival de origem norteamericana, que reúne trabalhos criados a partir de plataformas digitais. Naquela ocasião, o reconhecimento internacional da designer foi confirmado pelo convite para integrar a equipe do Brand New School, estúdio de animação sediado em Los Angeles.

“Eu me considero uma artista visual, que explora principalmente os territórios da ilustração e do desenho gráfico. Ingressei na escola de design porque, de alguma forma, as pessoas pareciam atraídas pelas imagens que eu criava desde criança. Assim, gosto de ver meu trabalho como parte da produção visual que permeia o cotidiano”, declara Clarissa.

A designer retornou ao Brasil no início de 2006. Mas, desde meados do ano passado, o cruzamento entre as ruas Consolação e Oscar Freire, na capital paulista, exibe um enigmático mural de fundo preto, uma espécie de tapume. Pouco a pouco, o traço amarelo e sinuoso que inaugurou o mural foi sendo recoberto por elementos gráficos de estranha geometria, intenso colorido e formas abstratas, de modo a indicar o desenvolvimento das obras no local.

O trabalho foi concebido para a equipe de arquitetos do escritório Triptyque e é inspirado na identidade da grife espanhola Custo, que em breve inaugurará sua primeira loja no Brasil. A designer explica que foi buscar inspiração e referências visuais para o mural nas camisetas da marca, “com estampas múltiplas, cores alegres e linguagem neo art-nouveau”. O resultado é uma “estrutura abstrata básica, o traçado amarelo sinuoso, sobre a qual florescem elementos gráficos variados”, ela define.

O campo de atuação da designer é bastante amplo, e em sua trajetória Clarissa já participou de inúmeras mostras. Entre elas, a Bienal de Design da Califórnia, em 2005, onde apresentou o trabalho de design gráfico em movimento, também denominado motion picture, criado por ela no Brand New School. Intitulada MTV - Sunday Stew ID (algo como “a morosidade do domingo”), a animação tem desenho vetorial e abstrato, e é inspirada pelo “espírito iluminado e brilhante desse dia da semana”, explica Clarissa. A seqüência mostra o crescente contraste e a interação de cores, formas e padrões gráficos distintos.

Painel Custo, concebido para o escritório de arquiteturaTriptyque, em São Paulo

Mural exposto, em São Paulo, durante o festival Resfest 2004

Trechos da animação MTV - Sunday Stew ID, exposta na Bienal de Design da Califórnia, em 2005

1 comment:

Anonymous said...

bom....muito bom!